O que é WI-FI?
Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite que computadores (laptops e desktops), dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis) e outros equipamentos (impressoras e câmeras de vídeo) se conectem à Internet. O Wi-Fi permite que esses e muitos outros dispositivos troquem informações entre si, criando uma rede.
A conectividade com a Internet ocorre por meio de um roteador sem fio. Quando você acessa o Wi-Fi, está se conectando a um roteador sem fio que permite que os dispositivos compatíveis com Wi-Fi façam interface com a Internet.
NA PRÁTICA, COMO O WI-FI FUNCIONA?
O sistema Wi-fi atua por meio da transmissão de dados de Internet por ondas eletromagnéticas parecidas com as que já conhecemos, como a TV, rádio e celulares. Essas ondas são recebidas por meio de cabos de internet, linha telefônica ou rádio – quando compatível com a internet móvel (3G ou 4G, por exemplo) – e processadas por um dispositivo chamado roteador, que após decodificar os dados, os emite por meio de uma antena.
O roteador, por sua vez, emite o sinal de Wi-Fi por todas as direções fazendo com que o “sinal invisível” esteja presente em todos os cômodos da casa, empresa ou estabelecimento, dentro do raio de ação – que até onde o sinal vai.
Em geral, para fazer uso dessa rede é necessário um tipo de autenticação, sendo uma chave WPA (Wi-Fi Protect Acess) ou até por meio de logins de identificação, quando o Wi-Fi é de estabelecimentos como hotéis, restaurantes ou públicos.
Conclusão.
Transmissão de dados sem a necessidade de fios ou cabos, alternativa mais confortável de se conectar à rede e mobilidade corporativa estão entre os benefícios do sistema Wi-Fi.
A tecnologia que teve evolução com o passar dos anos, assim como a Internet móvel, permite que mais pessoas estejam conectadas em todos os lugares de forma fácil e rápida e para as empresas traz melhorias como: a capacidade de expansão, redução de custos com estrutura e satisfação dos clientes.
Fique de olho nos níveis de segurança.
Vírus e ataques novos surgem a todo momento, e os usuários simplesmente esquecem que o roteador é a primeira porta de entrada de sua rede Wi-Fi, comprometendo a segurança. Não são raros casos de roteadores infectados, com hackers desviando o tráfego e roubando informações críticas das pessoas
Mude os dados de login e senha de seu roteador
Mude o nome e a senha da sua rede Wi-Fi
Mantenha seu roteador atualizado