Qual é a diferença entre LAN e WAN?

Uma rede local (LAN) conecta dispositivos que estão fisicamente próximos uns dos outros usando conectores como roteadores e switches. Ela permite que os dispositivos troquem dados e se comuniquem com segurança em pequena escala. A rede de longa distância ultrapassa os limites de um único prédio ou de um grande campus para conectar várias localidades espalhadas por uma área geográfica específica ou mesmo pelo mundo. As organizações usam WANs para facilitar as interações digitais e o compartilhamento de dados entre funcionários e clientes em diferentes regiões ou países.

Quais são as semelhanças entre a LAN e a WAN?

As redes locais (LANs) e as redes de longa distância (WANs) conectam computadores e dispositivos periféricos para que os usuários da rede possam compartilhar dados e recursos. Aqui estão outras coisas que eles têm em comum.

Princípios básicos

Tanto as LANs quanto as WANs são redes de computadores compostas por nós e links. Elas exigem dois ou mais nós para criar uma rede de computadores.

Um nó de rede pode ser um equipamento de comunicação de dados (DCE) ou equipamento terminal de dados (DTE). O DCE inclui itens como modems, hubs ou switches, enquanto o DTE pode ser algo como dois ou mais computadores e impressoras.

Um link é a mídia de transmissão que conecta dois nós. As conexões com fio usam cabos ethernet feitos de tecnologia coaxial, de fibra óptica ou de par trançado. Por outro lado, as conexões sem fio usam ondas de rádio, como a tecnologia 3G, 4G ou 5G, para conectar os nós.

Transmissão de dados

Tanto as LANs quanto as WANs usam dispositivos de rede DCE. Esses dispositivos ajudam as redes a direcionar o tráfego e a entregar dados nos destinos corretos.

Além disso, tanto as LANs quanto as WANs usam conjuntos de regras chamados protocolos de comunicação para gerenciar a transmissão de dados entre dispositivos conectados. O protocolo mais comum é o TCP/IP. Há também outros protocolos para diferentes tipos de comunicação, como o User Datagram Protocol (UDP) e o Internet Control Message Protocol (ICMP).

Segurança

Você pode proteger LANs e WANs usando vários métodos, como firewalls, criptografia e controle de acesso. As medidas de segurança evitam o acesso não autorizado à rede e protegem os dados confidenciais durante a transmissão. Se você implementar medidas de segurança fortes, tanto as WANs quanto as LANs podem fornecer um ambiente seguro para que seus usuários se comuniquem e compartilhem dados.

Quais são as principais diferenças entre LAN e WAN?

Fundamentalmente, tanto as redes locais (LANs) quanto as redes de longa distância (WANs) conectam vários dispositivos. No entanto, uma WAN pode ser composta por várias LANs interconectadas. Uma WAN é uma rede que conecta várias LANs em uma longa distância para permitir que os dispositivos se comuniquem em uma área ampla.

Componentes

O modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (modelo OSI) define uma estrutura em camadas de como os computadores trocam dados em uma rede. As camadas identificam diferentes etapas na comunicação de rede e várias tarefas que os componentes da rede realizam para que a troca aconteça.

As LANs usam equipamento de comunicação de dados (DCE) das camadas OSI 1 e 2. Os dispositivos de camada 1, como hubs e repetidores, transmitem dados fisicamente pela rede. Por exemplo, eles podem converter sinais digitais em sinais analógicos para a transmissão em um meio físico. Os dispositivos de camada 2, como switches e pontes, estabelecem e mantêm a comunicação entre dispositivos no mesmo segmento de rede.

As WANs usam DCE das camadas OSI 1, 2 e 3. Os dispositivos da camada 3 encaminham os dados entre diferentes segmentos de rede. Para fazer isso, eles examinam os endereços dos pacotes de dados recebidos e os encaminham para as redes de destino apropriadas. Os exemplos incluem comutadores multicamadas, roteadores e dispositivos específicos de tecnologia, como comutadores de frame-relay e modo de transferência assíncrona (ATM).

Conexões

Nas LANs, as conexões entre dispositivos são físicas, como por meio de cabos ethernet ou pontos de acesso sem fio. Essas conexões permitem uma comunicação rápida entre dispositivos em uma área geográfica confinada.

Por outro lado, as conexões WAN geralmente são conexões virtuais pela Internet pública. Vários links de telecomunicações são usados para conectar dispositivos em uma área geográfica maior. Por exemplo, estes são diferentes tipos de conexões WAN:

  • As linhas alugadas oferecem uma conexão ponto-a-ponto dedicada entre dois locais. Elas geralmente são usadas para a transferência de dados em alta velocidade para áreas remotas.

  • A comutação de etiquetas multiprotocolo (MPLS) é uma técnica de roteamento que usa rótulos para direcionar dados entre diferentes locais em uma WAN.

  • As conexões da rede privada virtual (VPN) permitem que os usuários transmitam dados de forma segura e anônima por redes públicas.

  • As conexões baseadas em nuvem integram os recursos hospedados na nuvem.

Velocidade

Uma LAN oferece baixo atraso de propagação e uma alta taxa de transferência de dados em comparação com uma WAN. O atraso de propagação se refere ao tempo que um sinal leva para viajar de um ponto de uma rede para outro. Os dispositivos LAN estão em locais próximos e conectados por meio de roteadores ou switches usando cabos ethernet. Uma LAN também tem menos congestionamento porque comporta um número mais limitado de usuários do que uma WAN.

Em comparação, os usuários da WAN experimentam maiores atrasos de propagação e menores taxas de transferência de dados. A distância geográfica é um fator importante que afeta a velocidade. Além disso, muitos tipos de conexões WAN são baseados na infraestrutura pública da Internet e apresentam congestionamentos, erros e atrasos relacionados ao funcionamento da Internet. As linhas privadas alugadas podem oferecer velocidades mais altas, mas são caras de instalar.

Quando usar LAN versus WAN

Tanto as redes locais (LANs) quanto as redes de longa distância (WANs) têm casos de uso diferentes para atender aos diferentes requisitos do usuário.

Quando usar a LAN

Você pode usar uma LAN para criar conexões privadas, isoladas e de alta velocidade entre dispositivos próximos. Estes são alguns cenários em que uma LAN é útil:

  • Troca de arquivos e comunicação na mesma localização geográfica, como um único escritório ou vários escritórios no mesmo prédio

  • Conexão de robôs automatizados a um mecanismo de controle central em uma fábrica

  • Criação de uma rede para sistemas móveis de ponto de venda e dispositivos de videovigilância em uma loja de varejo

  • Conexão de vários sensores e medidores da Internet das Coisas (IoT) a um hub central que filtra os dados antes de transmiti-los para a nuvem

Quando usar a WAN

Você pode usar uma WAN para conectar usuários e aplicativos com segurança em uma ampla área geográfica. Estes são alguns cenários em que uma WAN é útil:

  • Facilitar a comunicação entre filiais geograficamente dispersas, para que os funcionários possam se comunicar e acessar recursos compartilhados.

  • Permitir que usuários remotos, fornecedores e parceiros externos acessem os recursos internos da empresa.

  • Conexão a aplicativos e serviços baseados em nuvem.

  • Replicação de dados entre locais geograficamente dispersos para backup de dados e recuperação de desastres.

Navegue em um mercado em constante evolução e transforme a incerteza em sucesso. Fale conosco hoje mesmo.